A Associação Humanitária e Bem-Fazer de S. Paulo foi juridicamente constituída em 1993 (D.R. de 28/01/1993) e, está inscrita na Direcção Geral das I.P.S.S. Tem estatutos próprios, e corpos gerentes eleitos em Assembleia de Sócios.
Passou-se, então, provisoriamente, a uma Sala de Convívio que, mesmo assim, não respondeu às exigências existentes. Recorreu-se, então, ao projecto PILAR, do qual se obteve o apoio necessário à construção do edifício "Centro Comunitário de Vanicelos".
Em 1997, iniciou-se a construção do Centro Comunitário de Vanicelos, em terreno gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Setúbal. Foi orçamentado em 200 milhões de escudos, sendo a participação do Estado de 160 milhões de escudos, ficando o restante ao cuidado da Comunidade envolvente e de outras entidades que benevolamente quiseram colaborar nesta Obra.
No Centro Comunitário iriam funcionar 3 (três) valências: LAR, CENTRO DE DIA E APOIO DOMICILIÁRIO.
No Centro Comunitário iriam funcionar 3 (três) valências: LAR, CENTRO DE DIA E APOIO DOMICILIÁRIO.
Em Dezembro de 2000 está este em finais de construção, procedendo-se, então, à angariação do equipamento móvel, estimado em 25 milhões de escudos, à preparação do pessoal e a todo o necessário para iniciar a actividade com a valência de lar a partir de 1 de Outubro de 2001. Por esta altura, começou, também, a funcionar o Apoio Temporário à Comunidade que consiste em acolher doentes convalescentes ou terminais durante o tempo necessário a resolverem o seu problema.
Em 2002 deu-se início à valência de Centro de Dia, ficando completo em 2003.
A 3ª valência de Apoio Domiciliário iniciou-se em Janeiro de 2004.
Para além destas actividades, a Instituição dedica-se à prestação de outros serviços à Comunidade como: Sala de Convívio para sócios que, para além de convívio diário, é utilizada para festas e entretenimento dos sócios e amigos.








